Antes de constituírem a SQUARE A.M. os seus fundadores, na sua maioria, integravam a equipa de gestão responsável pelo início de atividade da ESAF – Espírito Santo Ativos Financeiros S.A. (atual GNB – Gestão de Ativos), entidade gestora de fundos de investimento imobiliários, mobiliários, fundos de pensões, gestão de patrimónios e fundos de capital de risco do Grupo Espírito Santo.
Em 1990, quando integraram a sociedade, esta contava apenas com seis pessoas e cinco milhões de euros de ativos sob gestão de um fundo de tesouraria. Após dez anos de atividade e de um histórico de sucesso, o volume total sob gestão da empresa atingiu os oito mil milhões de euros e 100 colaboradores.
Outro dado a destacar neste percurso de sucesso foi o lançamento do fundo de investimento imobiliário em 1992. Após alguns anos, o fundo passou a ser o maior em Portugal, com 40 mil participantes, mil milhões de euros ativos sob gestão, 40% de quota de mercado, e o mais rentável na ótica do participante.
Além-fronteiras, o trabalho desenvolvido tem permitido reforçar e exportar know-how em áreas como a promoção imobiliária e a gestão de fundos de investimento imobiliário.